Paraíso esquecido pelas as autoridades.

Preá

 

                                                                  

 

      Roedor de pequeno porte (400g), rústico, resistente e capaz de viver em diversas condições, a preá é o equivalente brasileiro da cobaia ou porquinho-da-Índia, de origem peruana, que pertence à espécie Cavia porcellus.

        Habita praticamente todo o território nacional e alimenta-se de capins, verduras, tubérculos, etc. Passa relativamente desapercebida pela maioria da população, devido aos seus hábitos arredios, havendo poucos estudos acumulados sobre sua biologia, genética e potencial zootécnico ou como animal de laboratório.

        É altamente consumido pelos habitantes das caatingas nordestinas, especialmente durante as secas que ocorrem periodicamente na região. Sua carne, considerada nutritiva, digestiva e saborosa, é vendida salgada, em diversos mercados populares do Nordeste.

 

[viveiro de preás do CERAS]        O CERAS/ESAM (Centro de Multiplicação de Animais Silvestres da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, RN) realiza pesquisas sobre as características reprodutivas de preás criadas em cativeiro.

 

 

SÃO PAULO (Estado) SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO. (1985). Manual de orientação para criação de preá. 10p.Introdução
A criação de preá é uma proposta que surgiu em função do agravamento da crise econômica que o país atravessa.
A combinação de fatores como salários arrochados, inflação desenfreada e desemprego, lançou amplas camadas da população em uma situação de miséria quase absoluta.
Apesar do Brasil ter um dos maiores rebanhos bovinos do mundo e ser um grande exportador de carnes, o consumo per capita tem atingido níveis cada vez mais baixos. A carne está cada vez mais distante do prato da família de baixa renda.
O programa de criação de preá para o autoconsumo das camadas mais carentes da população é uma generalização da experiência popular observada no município de Diadema, São Paulo, e além de ser uma fonte alternativa de proteína animal, visa despertar a discussão e organização em torno das questões de abastecimento alimentar.É um animal rústico, resistente e capaz de viver sob diversas condições, além de resistirem muito bem às doenças. São pouco exigentes quanto à alimentação e sua carne apresenta sabor agradável ao consumo humano. É menos calórica que as carnes de coelho, boi, porco e frango, porém mais protéica que estas.

Onde criar a preá?
É importante que seja em local seco e que bata sol.
Pode ser:
nos fundos da casa
junto a uma horta doméstica ou comunitária
terreno baldioDevemos ter cuidado com alguns animais predadores, especialmente com os gatos.Como se deve criar a PREÁ?
Instalações
As instalações podem ser da seguinte maneira:
nos fundos da casa.
cercado no chão
caixote ou gaiolas empilhadasPiso de ripas
Lateral de tábuas
Telhas de fibrocimento +- 1,20m
Frente de tela

© 2012 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode